quinta-feira, 10 de maio de 2012

Lasanha da Mama Dagmar (Minha Avó querida "in memoriam")

Lasanha com gosto da minha infância, lembranças dos almoços de domingo em família na casa dos meus pais em Brasilia com a receita da minha querida Avó Dagmar que cozinhava maravilhosamente bem e 
com puro sangue italiano! 
Buon Appetito!! 
Lasanha Tricolor da Vó Dag

Ingredientes:

Molho Vermelho
500g de patinho moído
3 latas de molho de tomate ou pomarola
200 ml de água
2 colheres (de sopa) de azeitonas picadas
1 caldo knorr de carne
orégano e sal a gosto
óleo, alho e cebola

Doure a cebola e o alho triturados num pouco de óleo
Refogue a carne moída e acrescente a azeitona, o orégano e o caldo knnor
Acrescente o molho de tomatee a água, deixe ferver um pouco e reserve 
Molho Verde
1 litro e meio de leite
2 colheres de manteiga
1 maço de cheiro verde
1 cebola média
2 colheres (de sopa) de maizena
sal a gosto

Bata no liquidificador o 1 litro e 300 ml de leite, a cebola e o maço de cheiro verde
Não coloque mais de um maço de cheiro verde, para o seu molho não ficar amargo
Bata bem para o seu molho vai ficar verdinho 
Em uma panela derreta a manteiga e coloque o molho
Dissolver a maizena em 200ml de leite frio
Deixe o molho engrossar um pouco até ficar cremoso e reserve
Montagem da Lasanha 
Você vai precisar de 1 kg de massa para lasanha
(eu usei massa fresca, mas vc pode usar massa seca, siga as instruções da embalagem antes de montar a lasanha)
300g de presunto fatiado
300g de mussarela fatiada
Comece sempre pelo molho para não grudar e em seguida a massa
Depois coloque em média 3 fatias de presunto e 3 fatias de queijo rasgados
Depois o outro molho e a massa
De novo o queijo e o presunto
Coloque o outro molho e assim por diante
Faça as camadas sempre intercalando os molhos 
Deixe pelo menos 1 dedo sobrando para não transbordar
A lasanha já está pronta para ir ao forno pré aquecido
Cubra com papel alumínio antes de levar ao forno
Eu deixei apenas 30 minutos em forno médio, porque os molhos estavam quentes e a
 massa da minha lasanha era fresca e pré cozida, depois que vc tirar do forno enfeite 
com parmesão ralado e sirva.
Se quiser vc pode dar uma gratinada. 
Nunca coloque o queijo parmesão com o papel alumínio, vai grudar.

2 comentários:

  1. Oi Ana, finalmente consegui um tempinho pra dar uma espiadinha no seu blog. Parabéns! Adorei! Sucesso pra você! A lasanha parece ser maravilhosa, você vai passar a receita pra gente? Bj Dianne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dianne, tudo bem? Obrigada pela sua visita:) Adorei!!!
      Finalmente consegui postar hj a receita da lasanha. Eu fiquei sem internet a semana passada toda, o fio da telefonica foi cortado aqui na minha rua...:(
      Colocarei sempre novas receitas com fotos! Em breve vai ter tbém receitas da Ana Cakes:) Bjs.

      Excluir

Deixe seu comentario e sugestao aqui! Receitas para serem testadas tbém são bem vindas!